Etiquetas

, , , ,

Uma amiga minha que vende produtos de artesanato pediu-me para tirar umas fotos engraçadas dos produtos dela. Ora bem, umas “fotos engraçadas” nunca achei que fosse problema, pendura-se o produto em algum lado e é só disparar mas, e se eu, tentasse derrubar a barreira do “engraçado” e fizesse mira para algo mais além e menos caseiro.

Nunca achei que me fosse dedicar a este tipo de fotografia mas, também nunca deixei de visionar uma dica em vídeo, nem deixei de ler um artigo sobre este tipo de fotografia. E esta era a altura ideal para ver se conseguia fazer algo que tinha visto nas dicas do Larry Becker, onde com uma cadeira no exterior coberta por uma folha de papel branco ou reflector, permite obter fotografias muito interessantes de um produto com o fundo branco sem qualquer elementos ou “white seamless”. Link

Fotografar no exterior neste tipo de configuração é mais complicado pois necessita que várias condicionantes estejam a vosso favor (bom tempo, sem vento). Eu, preferi tentar de outra forma.

Coloquei um flash montado num tripé com um disparador e um “beauty dish” caseiro feito por mim, sobre um cartão forrado a papel branco e os resultados foram perfeitos para o que pretendia. Ligando a máquina fotográfica em Tethered (directamente ao computador) e com uma lente 50mm f/1.8 para uma profundidade de campo diminuta, mostrou-se uma solução adequada para o trabalho em questão.

De facto, fotografar em Tethered é excelente, podermos visualizar os resultados imediatamente, permite-nos verificar com total eficácia o foco, exposição e tomar decisões de composição muito mais facilmente do que trabalharmos unicamente com o ecrã da máquina que tem dimensões bem mais diminutas que o meu ecrã de computador.

O trabalho de pós-produção foi surpreendentemente simples, uns pequenos ajustes no Camera Raw e no Photoshop foi só garantir que o fundo era bem branquinho e realizar aumento de nitidez e gravar. Contudo não estava à espera de tantas fotografias, o que é de esperar quando estamos a fotografar o catálogo completo de todos os artigos.

Caso alguém esteja interessado em ver os produtos que a minha amiga comercializa, pode vê-lo aqui.