Etiquetas

, , , , , , , , , ,

Feira Medieval de Santa Maria da Feira 2012

Tirar retratos de rua pode ser um exercício por vezes complicado. Que características base podemos utilizar para conseguirmos capturar o ser humano de forma a demonstrarmos o momento que se irá congelar no tempo? Regras básicas de retrato passam pelo correcto enquadramento e pelo contacto directo do retratado com a câmara ou não mas, nunca a meio termo. Esperar que a pessoa esteja exactamente como queremos é quase uma espera eterna logo, temos de nos antecipar ao momento e em muito pouco tempo preparar e capturá-lo.

Feira Medieval de Santa Maria da Feira 2012

Para mim a melhor forma é sempre, estar com a atitude de “dedo no gatilho”. Não literalmente de máquina em frente ao olho mas, pronta a colocá-la em menos de um segundo. Como sempre os resultados vêm com a prática e com a dedicação a este tipo de fotografia. Quando me desloquei à Feira Medieval foi com a intenção primária de fotografar as pessoas que gravitam em torno deste evento e essa intenção é essencial. Não se pode esperar gozar as férias ficando deitado de toalha na praia e esperar que as melhores situações ocorram à nossa frente.

Feira Medieval de Santa Maria da Feira 2012

Retratar alguém não passa sempre por fotografar o seu rosto, podemos usar alguma característica relevante para mostrar a sua presença única. Tatuagens, símbolos, forma de vestir e muitos mais elementos podem ou não ser conjugados com o rosto de forma a criar o ambiente que pretendemos.

Feira Medieval de Santa Maria da Feira 2012

Obviamente nem todas as pessoas gostam de ser fotografadas mas, num evento como este quem se traja decerto pode esperar que alguém o ache interessante o suficiente para ser fotografado. Algumas pessoas de grande simpatia, tornam o momento mais rico pois é nestas alturas que existe uma troca. Esta troca é sempre diferente e sempre recompensadora. Nunca tive um único momento de troca entre mim e a pessoa que eu fotografei que não me colocasse um sorriso nos lábios. Por vezes trocam-se contactos outras sinais de agradecimento e educação, pequenos sorrisos e acenos que são simplesmente agradáveis.

Feira Medieval de Santa Maria da Feira 2012

Outras alturas em que o sujeito principal não é mais do que a causa da valorização da fotografia. Aqui temos um cuspidor de fogo que apesar da admirável capacidade de o fazer não é tão interessante como as expressões de quem observa. Expressões estas que são, tudo nesta imagem.

Anúncios