Etiquetas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

É com este centésimo artigo que fecho o ano de 2012 e, seguindo a tradição, está na altura de fazer uma pequena recapitulação deste ano que foi idêntico ao anterior num único aspecto: grandes aventuras!

Faz hoje um ano e alguns dias que decidi continuar com este projecto e torná-lo um pequeno diário da minha “vida fotográfica”. Quem me tem acompanhado, tem uma pequena noção dos pequenos episódios que se passaram mas, entre os melhores, destacam-se alguns como: o casamento do Rui e da Marta (no primeiro lugar do pódio, evidentemente), a série de fotografia de rua aqui mesmo na minha cidade de Viana do Castelo (que nunca terá um fim), a série de retratos “medievais” da Feira Medieval de Santa Maria da Feira, a minha viagem a Istambul e a minha tentativa de me iniciar na fotografia de produto.
Rui & Marta

Creio que fará sentido falar primeiro sobre o evento de maior importância deste ano que foi o casamento que fotografei. Já cobri este evento em detalhe nos seis artigos que escrevi (aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui) mas, se há algo que posso ainda dizer é que foi uma aventura fantástica, que correu bem em todos os pontos e, quem sabe, no futuro, não me surgirá uma nova oportunidade de fazer algo tão ou mais interessante onde poderei aplicar novas ideias e conceitos. Será sempre uma das recordações mais marcantes.

Forever in style

Este ano iniciei-me na fotografia de rua (ou “street photography”, como prefiro chamar-lhe pois tem um som mais melodioso e da minha preferência). Fi-lo como um desafio a mim próprio pois já tinha tentado e saí muito frustrado das minhas primeiras tentativas, pois nem uma foto aproveitei. Se é verdade que tenho prazer em fotografar nas ruas também é verdade que consome muito tempo e, sendo Viana uma verdadeira candidata a “slow city“, as oportunidades não estão ao virar da esquina. Lembro-me de uma vez que num Domingo de manhã, foi necessário chegar bem ao centro histórico para encontrar vivalma. É um trabalho sem fim e que nunca terá um rumo bem definido, a não ser que este projecto seja modificado por mim um dia mais tarde.
Feira Medieval de Santa Maria da Feira 2012

A Feira Medieval de Santa Maria da Feira é um evento anual ao qual tenho ido desde 2004 e que aconselho a todos pois é imensamente rico em inúmeras qualidades. Este ano, mais uma vez, levei comigo a minha máquina para tirar umas fotos mas, desta feita, resolvi concentrar-me em retratos de rua. Encontrar elementos interessantes não é fonte de preocupação mas efectivamente fotografá-los sem que dêem conta e que eu não pareça um paparazzi, não é propriamente fácil, fácil! Mas, no meio de milhares de pessoas lá eu ia encontrando uma pessoa ou outra mais distraída e pronto tinha mais uma bela foto (galeria). Se tudo correr pelo melhor, para o ano estarei novamente por lá.

Yeni Cami (New Mosque)
Istambul, a famosa cidade que se divide por dois continentes (Europa e Ásia) foi por larga margem a mais extraordinária viagem que alguma vez fiz na minha vida. Mas que cidade, repleta de cultura, movimento e história, é um enorme regalo para os sentidos. Nunca estive num local que me admirou todos os dias, em todos os locais e das mais diversas formas. Com apenas quatro dias para visitar todos os principais pontos de interesse, fotografar com calma e tempo foi algo que não me foi possível e, como tal, tive que fazer aquilo que todo o bom português faz, que é desenrascar-me bem e rapidinho pois se queria trazer recordações fotográficas que agradassem teria de me aplicar e não deixar escapar pitada. Sempre que vejo imagens de Istambul fico com saudades de lá voltar durante, pelo menos, um mês acompanhado da minha máquina fotográfica, de algumas centenas de cartões de memória e, obviamente, da minha cara metade. Caso pretendam ver ou rever algumas das fotografias podem fazê-lo aqui nesta galeria.

Artesanato

No decorrer deste ano, foi-me pedido por uma pessoa amiga para fotografar pequenos acessórios para mulher que ela criou para publicar nas redes sociais. Quando me foi pedido, numa fracção de segundo pensei: “acho que já li alguma coisa sobre isso” e disse: “claro que faço e com muito prazer”. Nos dias que antecederam a entrega do material, corri todos os materiais que encontrei na internet que permitiriam fazer um trabalho engraçado e capaz de ficar apresentável. No final, implicou ocupar a secretária do escritório por completo com flash montado com um beautydish no topo e cartolina branca em toda a envolvente para a luz reflectir de todas as direcções. Uma tarde a fotografar, umas quantas horas a tratar as fotos no Photoshop e pronto, foi só enviar por email. Se não se lembram, vejam aqui o artigo que escrevi na altura.

Por último, e não menos importante, quero agradecer à minha Esposa, Família e Amigos, um em especial, o João Rodrigues. Ele tem-me acompanhado em muitas destas aventuras e, caso se perguntem quem executou o vídeo do casamento, foi ele mesmo que aceitou o desafio de fazer o filme e o making off da sessão de solteiros que resultou num trabalho muito engraçado realizado na técnica stop motion. Caso pretendam dar uma vista de olhos pela galeria dele, podem ver aqui.

Em nota de rodapé, digo-vos que este blog teve apenas 1800 visitas durante o ano de 2012 mas, curiosamente, apenas um terço delas foram de Portugal, sendo que o segundo país que tem mais presença é o Brasil, num total de visitantes de 25 países. Como já disse anteriormente, a minha principal motivação para continuar com este projecto não passa pela necessidade de conseguir uma maior audiência mas sim, simplesmente,  usar este blog como forma de expressão do meu trabalho fotográfico.

Desejo-vos um bom ano, sempre melhor que o anterior, cheio de felicidade, saúde e alegria.

